Segundo Peter Drucker: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos. ”
Os critérios do mercado de trabalho estão mudando. Já não importa apenas o quanto somos inteligentes, a nossa formação ou grau de especialização, mas também a maneira como lidamos conosco e com os outros. Esse critério de avaliação, cada vez mais, vem sendo utilizado para decidir quem será contratado, mantido e promovido em uma empresa.
A Inteligência Emocional é um conjunto de competências ou atitudes que incluem, por exemplo, manter sob controle reações emocionais intensas, ser movido pela concretização de objetivos, compreender os outros e ser flexível perante mudanças ou situações novas, entre outras. Ela é determinante para o sucesso profissional.
De modo a contribuir para o seu sucesso, segue abaixo as 13 competências mais procuradas nos profissionais atualmente e que você pode começar a exercitar/desenvolver para tornar-se um profissional com alta performance:
- Resiliência;
- Assertividade;
- Flexibilidade;
- Iniciativa Prudente;
- Criatividade/Inovação;
- Comunicação Efetiva;
- Auto-Gestão;
- Liderança;
- Trabalho em Equipe/Partilha De Conhecimento;
- Foco No Resultado;
- Capacidade de Negociação;
- Facilidade Para Gerar Soluções;
- Auto Conhecimento ( Faça o teste – Identifique seus pontos fortes e pontos de melhoria: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgwbmIPXBb0-O94NFYCz2MzVxBQqp1_IPBYlP3cE0bIIXOtQ/viewform ).
Essas competências são consequências de quem possui inteligência emocional.
Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer uma das habilidades citadas acima.
A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
Se você deseja desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções, com a motivação e com as relações, conheça o processo de coaching. Dedique-se a você!